Você sabe o que é galvanoplastia?

voce-sabe-o-que-e-galvanoplastia
Infográfico

Você sabe o que é galvanoplastia?

shape image shape image

Conhecido como banho em joias, a galvanoplastia é um processo eletroquímico, podemos dizer que um metal é revestido por outro através da eletrodeposição. Mas não é bem simples, são muitos termos técnicos, não é? Vamos conhecer cada um deles aqui neste artigo.

Separamos algumas informações para que você entenda melhor as etapas básicas para transformar metal em maravilhosas semijoias, mas antes vamos aos termos técnicos:

Eletroquímico

shape image shape image
São reações que envolvem "transferência de elétrons" para a "transformação de energia química" em energia elétrica e vice-versa; isto é, reações de oxirredução ou redox;

Eletrodeposição

shape image shape image
Consiste em um processo de recobrimento de peças através de um metal condutor ou outra substância com reações eletroquímicas. Sendo que a obtenção do resultado se dá com a imigração de partículas carregadas eletricamente através de uma solução aquosa iônica, contidas na câmara de reação;

Câmara de reação

shape image shape image
É um grande tanque equipado com, pelo menos, um conjunto de cátodos, que são eletrodos carregados “negativamente” e ânodos, que são eletrodos carregados “positivamente”.

Câmara de reação

Processo de galvanoplastia

shape image shape image
Agora que conhecemos os termos, vamos explicar como funciona o processo de banho em semijoias.

Quando a unidade é ligada, a corrente contínua gerada flui a partir do cátodo para o ânodo, através de uma solução líquida.

Esta solução contém cianetos abrilhantadores, niveladores e umectantes, a solução varia muito para cada tipo de banho utilizado no tanque. O fluxo de eletricidade faz com que as micro-partículas dos metais se unam, deixando uma superfície lisa e uniforme.

Os objetivos de revestimento são os mais diversos. Vão desde o aumento da dureza superficial do metal base, sua proteção contra a corrosão, aplicação de metais hipoalergênicos e oxidação, até fins decorativos.

No caso das semijoias, as peças ficam mais duráveis, brilhantes e com a famosa qualidade que os clientes FC Joias tanto valorizam.

Qual a origem da galvanoplastia?

shape image shape image
O termo Galvanoplastia tem origem no nome do médico italiano Luigi Galvani. Por volta de 1790, Luigi Galvani realizou várias experiências sobre bioeletricidade e faleceu em 1798, deixando um grande legado para futuras gerações.

Contemporâneo de Galvani, outro italiano –—Alessandro Volta (Volt) –-em 1799/1800 inventou a bateria que depois serviu a Luigi Brugnatelli para, finalmente, inventar a Galvanoplastia.

Em 1805, usando a bateria de Volta, Luigi Brugnatelli realizou pela primeira vez uma eletrodeposição com ouro.

Tradicionalmente, esta tecnologia é conhecida por douração, niquelação, prateação, folheação, cromagem, entre outros.

Limpeza

shape image shape image
O sucesso da galvanoplastia depende de vários fatores. Entre estes, a limpeza perfeita da peça a galvanizar assume especial relevância.

O processo de limpeza pode começar pela remoção mecânica de quaisquer resíduos ou óxidos existentes na superfície da peça, pode também obrigar a um tratamento químico com uma substância decapante.

O que é banho desengordurante?

shape image shape image
A semijoia deve estar perfeitamente limpa para receber o metal nobre com que o pretendemos revestir. Assim garantimos sempre a extrema qualidade presente em nosso produto final.

Veja abaixo como funciona o processo produtivo de banho em ouro.

Galvânica
Fale conosco.

Solicite atendimento personalizado.

Galvânica